segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O PEIXE BOCA DE JACARÉ

O documentário que voce poderá ver aqui, é uma consagração da natureza e unida com a teoria da evolução, não falo com relação ao que já se conhece mas, sim com o que convivemos e nem sabemos, não conhecemos a história e o homem mistifica sempre a existência de algo sobrenatural, para justificar esse ou aquele fato, acredito que em certos momento o homem volta aos primórdios tempos em que todo o desconhecido era transformado em monstro. 
LepisosteusAtractosteus, também chamados de Peixe Agulha, Boca de Jacaré ou Gar, são geralmente encontrados na América Central e do Norte, são peixes  primitivos e predadores. A família Lepisoteidae é composta por dois gêneros, são:
Atractosteus, são os Gars parecidos com jacaré, por ter sua boca mais larga e serem maiores e mais largos que os Lepisosteus. O Atractosteus spatula disputa a colocação do maior peixe de água doce do mundo, perde somente para o Pirarucu (Arapaima gigas). Existem somente três espécies do gênero Atractosteus.
Lepisosteus, são os menores, tendo o bico e o corpo mais fino. O menor Lepisosteus é o Lepisosteus platostomus que costuma ficar com 60cm em aquários mas  podendo alcançar até 90cm em alguns casos.
Os Gars são peixes pacíficos, porém são ótimos predadores de emboscada, comem tudo que couber em sua boca. Na natureza costumam se alimentar de pequenos peixes.
Como os membros da família Anabantidae, eles também respiram o ar atmosférico, por isso são menos afetados pela amônia, podendo agüentar águas relativamente poluídas. Os gars, como todos peixes primitivos, não toleram bem medicamentos, e em casos de doenças devem ser tratados com sal, elevação de temperatura e trocas parciais de águas.
O pH ideal é alcalino, mas os Gars podem viver em água doce ou salgada, muitos criadores estadunidenses de Gars costumam deixar a água do aquário levemente salgada pelo menos um dia ao ano para livrar o peixe de parasitas e outras doenças.
Para se criar gar em aquário, é recomendado grandes tanques com pelo menos 160x75x50cm para Lepisosteuscomo os L. platostomusL. oculatus e o L. platyrhincus.
Evite colocá-los com grandes bagres como as Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus), podem mesmo depois de grande serem comidos se couberem em sua boca.Ótimos companheiros são, peixes pacíficos e até predadores como outros Gars, Aruanãs, Polypterus, Piramboias, Pangássius, Facas entre outros.
Gars crescem mais rápido até atingirem o platô, com 25-30cm. Antes de atingirem o platô geralmente com 25cm, eles são muito frágeis, podendo se fraturar quando se assustam.
Para que eles alcancem os 25cm rapidamente devemos oferecer alimentação variada, incluindo alimento vivo e rações, principalmente alimento vivo. Ao alcançar o suposto platô, podemos acostumá-lo a comer rações, que não é difícil.
Minha experiência com gar é uma das melhores que já tive, possuo um L. platyrhincus e apesar de ter 40cm, tenho ele a menos de 1 ano. É um peixe inteligente, claro não chega a ser como um ciclídeo como o Apaiari ou mesmo um Midas (Amphilophus citrinelus), mas reconhece quando irei alimenta-lo (na boca). Hoje ele come stick da tetra (muito bom p/ gars, recomendo), filé de tilápia e de vez em quando peixes vivos.